Uma tendência de decoração atualmente é optar por elementos que lembrem de alguma forma aquela estética usada no passado. Contudo, isso não quer dizer que é para deixar os ambientes datados ou com jeito de que o tempo não passou, muito pelo contrário. A decoração vintage, como é conhecido esse tipo de decoração, tem como principal intuito adicionar um charme a mais ao espaço, usando peças repletas de significados e histórias.

Mas, afinal, como fazer uma decoração vintage? Será que é algo muito difícil? Para começar, a boa notícia é que você pode fazer isso sozinho, basta continuar a leitura deste conteúdo e conferir algumas dicas importantes a respeito desse assunto.

Dicas de decoração vintage

Veja a seguir algumas dicas de como fazer uma decoração que lembre o passado na sua casa, sem deixar a modernidade de lado ao mesmo tempo.

1. Madeira desgastada

Investir em algo mais rústico é fundamental para dar o efeito desejado na decoração. Para isso, se você não tiver nenhum móvel com a madeira desgastada, a dica é lixar um até que fique com o mesmo aspecto. Não pode ter dó, certo? Caso não queira lixar, outra dica é colocar puxadores de gavetas antigos. Todos esses detalhes com certeza fazem a diferença.

2. Pés de palito

Grande sucesso nos anos 50, é possível fazer uma decoração vintage colocando pés de palito nos móveis, isso porque eles dão um toque mais antigo mesmo para aquelas decorações que são mais modernas. Para se ter uma ideia, é possível usar os pés de palito tanto em poltronas e sofás quanto em mesas de centro, por exemplo. Tudo vai depender da sua preferência.

3. Molduras barrocas

Essas molduras barrocas servem para fotos, quadros, espelhos, entre várias outras coisas. Na verdade, até quando colocadas sem nada na parede elas são capazes de dar um charme a mais para o ambiente. Uma dica é colocar uma moldura barroca em um quadro que possua uma figura mais moderna, por exemplo. O efeito é surpreendente.

4. Ferro e porcelana

As peças de ferro com certeza remetem ao passado, não é mesmo? Ainda mais se possuírem aquele tom mais voltado para o ferrugem. Sendo assim, não deixe de investir em vasos, maçanetas, cantoneiras ou outros itens que tenham esse estilo. Outra coisa que não pode ficar de fora da sua decoração vintage também são os acessórios em porcelana.

5. Peças icônicas

Por fim, qualquer peça icônica que lembre o passado também pode fazer a diferença como, por exemplo: livros antigos, máquina de escrever, vinis, vitrolas e luminárias velhas. Combinar essas peças com outras modernas com certeza fará toda a diferença na sua decoração.

Portanto, a decoração vintage pode ser feita de várias formas diferentes. Na verdade, tudo vai depender do seu gosto e das suas preferências. É possível, por exemplo, utilizar apenas uma dessas dicas ou até mesmo usar todas. Para decidir isso, basta analisar cada ambiente da sua casa com calma para ver o que ficaria bom e em qual lugar. Se tiver mais alguma dica de decoração retrô, deixe aqui nos comentários para que outras pessoas se inspirem.