O uso de cortinas leves, espelhos e elementos de design podem potencializar a iluminação.

Quando se fala em iluminação e design de interiores, muitas pessoas imaginam lustres luxuosos, luminárias modernas ou sancas com lâmpadas embutidas. Mas você já pensou que existe uma opção natural capaz de transformar os ambientes?

Além de trazer luminosidade para a casa, a luz solar tem a capacidade de deixar o espaço mais acolhedor e estimulante, oferecendo vantagens inclusive para a saúde. Para permitir a entrada dos raios solares, é possível recorrer ao uso de telhas transparentes, cortinas leves e espelhos. Abaixo, você confere algumas soluções práticas para trazer o sol para dentro de casa.

Dê preferência ao uso de cortinas leves

As janelas são as principais portas de entrada para a luz solar, graças ao seu material transparente que facilita a passagem. Mas não basta ter grandes janelas em casa, é preciso ter cuidado na hora de escolher as cortinas para não criar uma barreira de forma involuntária.

A dica é apostar em cortinas em tons claros e compostas por tecidos mais leves. Rendas e detalhes vazados também auxiliam a entrada da luz natural. Independentemente da escolha do modelo, é importante abrir as cortinas durante o dia para aproveitar ao máximo a incidência dos raios solares.

Adicione espelhos de forma estratégica no ambiente

Os espelhos são itens essenciais em alguns cômodos da casa, como quartos, closets e banheiros. Mas você sabia que o objeto pode ser usado em outros espaços e ir muito além da função de refletir a imagem das pessoas? Os espelhos também se tornam aliados da iluminação natural quando usados de forma correta.

A dica é escolher modelos que combinem com a decoração da sala ou do cômodo escolhido e posicioná-los em frente às janelas. Dessa maneira, quando a luz solar entrar, ela será refletida pelo espelho, dando a sensação de que o ambiente está mais claro e iluminado.

Troque as telhas por modelos transparentes

As soluções para permitir a entrada de luz natural em casa não se limitam às paredes. O telhado também é um espaço que pode ser modificado e otimizado para que os raios solares entrem de forma mais intensa e eficaz. A troca, no entanto, demanda um investimento maior e a ajuda de um profissional especializado.

Se você quer investir nesse item, a dica é adotar o uso de telhas transparentes. Elas podem ser aplicadas em parte do telhado, em um cômodo específico (garagem, quintal, área de churrasco) ou em toda a casa. O que determina essa escolha é o gosto pessoal e a avaliação do profissional.

Limpe as janelas com frequência

Algumas dicas parecem simples, mas podem fazer uma diferença drástica na qualidade da luz solar que chega até a sua casa. Limpar as janelas está entre essas atividades “básicas” que não são tão básicas assim. Quando sujo, o vidro pode impedir a entrada de parte da luz ou ainda ficar com a sensação de embaçado, intensificada pelos raios solares.

A dica é incluir uma higienização mais pesada das janelas na rotina de limpeza da casa. Investindo em produtos próprios para vidro, é possível ter um resultado mais satisfatório com menos esforço, deixando o caminho livre para a luz natural entrar!

Mantenha as paredes em tons neutros e claros

A cor das paredes também pode influenciar diretamente na sensação de luminosidade de um ambiente. Quanto mais clara e neutra for a cor, maior é o aproveitamento da luz natural. Branco, tons claros de marrom e cinzas menos intensos são algumas das opções.

Quando os tons escuros são aplicados, o resultado é o oposto. Isso acontece porque as cores sombrias tendem a absorver a luz solar, fazendo com que ela não se “espalhe” pelo ambiente com a mesma intensidade.